A corrida pelo topo do ranking da PTO e pelo bônus de 2 milhões de dólares

A corrida pelo topo do ranking da PTO e pelo bônus de 2 milhões de dólares
Depois de um 2020 praticamente parado em relação a provas por conta da pandemia, 2021 tem sido um baita ano. Mas ainda não chegamos naquele famoso momento em que olhamos para o retrovisor para relembrar de tudo o que aconteceu. Pelo contrário: considerando o que os aguardam no fim do ano, os atletas estão com um olho na situação de hoje e outro no que ainda está por vir. Não entendeu muita coisa? Fique tranquilo/a, que vamos aterrizar no plano concreto agora mesmo.
O assunto é PTO. Para poupar linhas e mais linhas introduzindo o assunto, nada melhor que um vídeo de poucos minutos para te deixar por dentro e explicar o que raios é a PTO:
https://www.youtube.com/watch?v=6XqwfY3bAU0
Feita esta breve introdução, vamos ao que interessa: no fim do ano, a PTO distribui um bônus aos atletas proporcional às suas posições no ranking. No total, este bônus soma 2 milhões de dólares. Por isso que dissemos no começo do texto: para muitos, ainda não é hora da retrospectiva, e sim de focar nas próximas competições para tentarem subir alguns degraus no ranking e melhorar o cheque que colocarão no bolso em breve.
Dando um panorama de como está a situação hoje: Lucy Charles e Gustav Iden assumiram os primeiros lugares nos rankings da PTO. Claro que isso foi fruto de uma junção de resultados ao longo das últimas competições, sendo suas performances na Collins Cup e os título mundiais de 70.3 pilares fundamentais para esta escalada ao topo.
Completando o top5 do masculino, estão logo na sequência: Frodeno em 2º, Sam Long em 3º, Patrick Lange em 4º e Daniel Baekkegard em 5º. No feminino, fecham o top5: Daniela Ryf em 2º, Laura Phillip em 3º, Taylor Knibb em 4º e Anne Haug em 5º.
O ranking da PTO é baseado no número médio de pontos que os atletas alcançaram em suas 3 melhores provas. E o número de pontos de cada prova segue um parâmetro de total de pontos ideal para a prova, baseado no tempo total estimado para que um atleta que esteja no topo do ranking vença tal prova. Você pode consultar todos os detalhes sobre o ranking neste link.
Como a distribuição dos 2 milhões de dólares em jogo para os bônus dos atletas leva em consideração a posição no ranking na data de 31 de dezembro, a expectativa é que todas as provas que ainda estão por vir em 2021 protagonizem disputas de altíssimo nível, na medida em que os atletas seguirão lutando pela escalada no ranking até a última competição do ano.

CATEGORIAS

CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS