Rico Bogen: quem é o jovem campeão mundial de IM 70.3
28 de agosto de 2023

Com apenas 22 anos, ele chocou o mundo do triathlon ao vencer o Campeonato Mundial de IM 70.3 neste domingo.
O início Testemunhamos ontem, Rico Bogen, vencer grandes nomes do esporte e se tornar o campeão mundial Ironman mais jovem da média distância. Mas, embora relativamente desconhecido no cenário do triathlon, o alemão nascido em Leipizig e estudante da Universidade de Ansbach começou a competir em corridas oficiais em 2018 entre os Juniores. Na primeira prova do Campeonato Nacional que disputou em junho do mesmo ano, ficou em 12º colocado. Em junho de 2019, largou no Campeonato Europeu de Juniores, ficando na 49ª posição. Também em junho, no Campeonato Nacional, ficou em 5º desta vez.
A primeira prova na Elite, foi somente em julho de 2021, na Taça Europeia de Triathlon em Tiszaújvaros, Hungria. Bogen foi 73º colocado entre 90 atletas. Após alguns resultados inexpressivos no mesmo ano, a coisa começou a ficar diferente no ano seguinte. Em setembro de 2022, Rico foi medalha de bronze no Campeonato Europeu de Média Distância em Bilbao, na Espanha (prova que tinha nomes conhecidos como: Antônio Benito López (ESP), Christophe De Keyser (BEL) e Kacper Stepniak (POL). Fato curioso: Rico veio na semana seguinte para disputar o Campeonato Mundial Universitário em Maceió, e parece ter sofrido com o calor alagoano, ficando na modesta 32º posição (prova vencida por Antônio Bravo Neto). Ainda em 2022, o jovem alemão foi 9º colocado no Campeonato Nacional de Sprint.
Em 2023, Rico Bogen entrou para o circuito Ironman e em sua primeira prova da franquia foi 4º colocado no 70.3 de Lanzarote, em março. No mês seguinte, largou no Campeonato Mundial de Longa Distância da WT e foi somente 14º colocado (mas já mostrava trabalho, fazendo o melhor pedal do dia). Após isso, em maio, Bogen subiu pela primeira (e até então, única vez) no lugar mais alto do pódio, em prova disputada no IM 70.3 de Kraichgau, vencendo nomes importantes como o 2º colocado, Patrick Lange e fazendo novamente o melhor tempo no ciclismo do dia. Tempo final de 3:49:50 e a primeira medalha de ouro para a estante. Em junho, Rico foi para Luxemburgo disputar outro IM 70.3, mantendo-se sempre no primeiro pelotão (saiu em 1º na água e fez o 3º melhor pedal). O fôlego acabou na etapa da corrida e o alemão fechou em 6º com 3:53:18.
A conquista do título
Ao contrário da manhã nublada da prova feminina no dia anterior, o tempo para os homens estava aberto e a temperatura no Lago Vesijärvi oscilava entre 15º Celsius. O dia começou com a notícia da desistência do americano Jason West, devido a problemas estomacais (outros atletas também relataram o mesmo desconforto, inclusive o norueguês Kristian Blummenfelt). Quando soou a buzina, o alemão Justus Nieschlag liderou o primeiro pelotão da natação com mais 10 atletas, incluindo Bogen e o vice-campeão do ano passado e um dos favoritos à vitória, Ben Kanute. Ao entrarem no porto e saírem da água, o atual campeão Blummenfelt, estava surpreendente 76 segundos atrás do primeiro grupo, trazendo com ele, Lionel Sanders e Sam Long.
Depois de uma uma movimentada T1, o que se via nos primeiros kms do ciclismo era que 6 dos atletas na frente, até 5 vinham da Alemanha (um spoiler do que seria o pódio). Os competidores se revezaram na liderança, com um grupo perseguidor, formado principalmente por Blummenfelt, Long, Sanders cerca de 2 minutos atrás. O grupo da frente se distanciava, liderados por Funk e Margirier, quando no km 65 do percurso, Lionel Sanders, recebeu uma polêmica desclassificação por cruzar a linha “imaginária” do meio da pista. Na T2 o favorito norueguês estava cada vez mais atrás e desceu da bike com 10:48 de desvantagem. No início da corrida, ficou claro que o ritmo seria intenso e Rico, que estava em 3º rapidamente diminuiu a diferença para os líderes (Funk e Margirier). Em uma forte subida no km 3, o jovem alemão arriscou o ataque para assumir a liderança e a partir daí, continuou a aumentar a distância, ficando 34 segundos à frente do francês e 54 segundos à frente de Funk no início da segunda e última volta. Após 3:32:22, Rico Bogen cruzou a linha de chegada como novo campeão mundial e deixou o mundo de triathlon chocado em Lahti.
Após a surpreendente vitória, Bogen deu uma entrevista para Greg Welch, dizendo:
“Foi absolutamente incrível. Não acredito ter vencido contra nomes tão grandes contra os quais competi aqui. Tenho apenas 22 anos. Para ser sincero, me surpreendi com minha corrida, nunca havia corrido tão bem. “Acho que talvez seja o mais jovem campeão, é realmente inacreditável”. Bogen, de 22 anos, tornou-se de fato o mais jovem a conquistar o título do Campeonato Mundial IM 70.3, superando Gustav Iden (NOR), que tinha 23 anos quando venceu a prova em 2019.
Rico Bogen saltou para o 69º lugar no ranking da PTO e quando também questionado por Welch se poderia ser o novo Jan Frodeno, sorriu e disse: "Pareço com ele somente na altura” (ambos têm 194cm). O que podemos esperar do garoto prodígio alemão?
Diogo de Oliveira Editor-Chefe
Últimas noticias
- Race Preview - IM Texas com grandes nomes e outras 4 provas com a elite
- MT Cast #201 - Gabriela Angheben
- Performance S.A. Ep 22 - Ivan Martinho (Presidente WSL Latin America)
- MT Cast #200 - Roberto Lemos
- MT Cast #199 - Especial IM 70.3 Brasília
- Race Preview - 70.3 Oceanside e T100 são os destaques da semana
- MT Cast #198 - Hadson Caldas
- Race Preview: IM África do Sul com grandes nomes
- Mulheres que fazem tudo: como encontrar equilíbrio e preservar a saúde
- MT Cast#197 - O trabalho de base no triathlon
CATEGORIAS
CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS