Doença Celíaca por Dr. João Lombardi

Doença Celíaca por Dr. João Lombardi

Por Dr. João Lombardi (Médico do Exercício e Esporte CRM 8969-MT)

A doença celíaca é uma doença que inflama a mucosa do intestino delgado causada pelo glúten, prejudicando a digestão e absorção. Nos adultos, a primeira apresentação clínica da doença celíaca pode ser deficiência de micronutrientes, isto é, vitaminas e minerais, porém com a evolução da doença, é comum a apresentação de sintomas gastrointestinais, como distensão abdominal, diarreia, saciedade precoce, gases, náuseas e vômitos, entre outros.

Os sintomas juntamente com o problema de absorção de nutrientes causa um impacto negativo na performance de atletas com doença celíaca, pois atingir as metas diárias estabelecidas de nutrientes é mais difícil. A dieta de um paciente com doença celíaca também acaba sendo mais restrita, uma deles é a FODMAPS, o que limita bastante as opções e variedades de alimentos disponíveis para o cardápio, já que a exclusão do glúten é parte do tratamento desta doença.

Por outro lado, sabemos que é comum sintomas gastrointestinais durante o esforço, sejam treinos e competições, principalmente em modalidades de Endurance. É muito provável que todas as pessoas tenham passado por uma dor de barriga durante o treino, fazendo com que seja necessário procurar um banheiro por perto, ou então náusea seguida ou não de vômitos. Quem nunca teve uma queimação ou azia durante os treinos? Quantas vezes ficamos incomodados com aqueles gases durante a corrida?

Isso acontece por alterações fisiológicas no corpo humano para atender o esforço que está sendo solicitado, pois o corpo direciona o funcionamento para músculos, pulmões, cérebro e coração, fazendo com que diminua aporte sanguíneo para o trato gastrointestinal, o que em algumas pessoas causam esses sintomas.

Por isso, é desafiador entender quando os sintomas são fisiológicos, ou seja, naturais, e quando é uma doença gastrointestinal como a doença celíaca. A importância de um acompanhamento com profissionais da saúde é mandatória para descartar essa dúvida.

Recentemente a triatleta profissional Lucy Charles publicou na internet que foi diagnosticada com doença celíaca ( https://youtu.be/wHacS1Jx6Gc?feature=shared). Para uma modalidade como Triathlon, isso traz um direcionamento para que a saúde nutricional e metabólica não seja comprometida. Um paciente com doença celíaca merece acompanhamento detalhado pois há restrições e limitações referente a alimentação pois não são todos que são restritos assim como existem alguns que são liberados.

Por fim, algumas hipóteses falam que possa existir um efeito composto dos sintomas gastrointestinais fisiológicos do esforço com os pacientes de doença celíaca, ou seja, mais comum e piores, sendo importante direcionamento para que isso não atrapalhe a performance, além de existir uma linha de pesquisa científica de que o próprio esporte e exercício físico faça parte do tratamento de pacientes com doença celíaca.

Procure sempre um profissional de saúde!

O Projeto Meu Doc é o Gestor da sua Saúde, com inovação no cuidado integral e integrado a partir do esporte como elemento central.  
Nossa missão é oferecer uma vida mais longa e saudável, ajustada às necessidades individuais de cada paciente.

Saiba mais em https://www.projetomeudoc.com/ ou https://wa.me/5517991602581

CATEGORIAS

CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS