Como se preparar para treinar ou competir no inverno?

Como se preparar para treinar ou competir no inverno?

Por Douglas Miranda, PhD.

Treinar ou competir nos dias frios do inverno exige preparação e cuidados especiais para garantir segurança, conforto e desempenho, o que vai deste um aquecimento adequado até a utilização de roupas e equipamentos apropriados.

Aquecimento: nos dias frios é necessário dar mais atenção aos exercícios de aquecimento, pois nessas condições o fluxo sanguíneo nos músculos esqueléticos e nas extremidades é reduzido para preservar a temperatura corporal, portanto, iniciar o aquecimento com exercícios leves e evoluir para alguns estímulos moderados será indispensável para aquecer e aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos que serão utilizados durante o treino, o que melhorará o desempenho e prevenirá lesões.

Roupas adequadas: se o treino for ao ar livre a dica é usar roupas em camadas, uma camada de base (segunda pele) que afaste a unidade da pele, uma camada intermediária que manterá o corpo aquecido e uma camada externa a prova de vento e água (corta vento), essas camadas podem ser retiradas durante o treino de acordo a necessidade. Em alguns casos pode ser necessário proteger as extremidades utilizando luvas, meias térmicas, gorro ou protetor de orelhas. Lembrando que no ciclismo a sensação térmica é mais baixa do que na corrida e exige mais proteção, e a natação deve ser praticada em piscinas aquecidas com a água entre 25 e 28°C, caso contrário deve-se utilizar wetsuit (roupa de natação).

Hidratação: em temperaturas mais baixas o estresse termorregulatório e a sensação de sede são menores, porém, é importante dar atenção à reposição de água e eletrólitos durante o exercício para evitar a desidratação e o desequilíbrio metabólico, o que além de prejudicar o desempenho pode ser perigoso.

Nutrição: ingerir alimentos ricos em carboidratos antes e durante o exercício, conforme orientação de um nutricionista, é importante para garantir um aporte calórico que suporte a demanda imposta pelo exercício, no frio pode ser necessário aumentar um pouco a quantidade de calorias ingeridas, pois o corpo pode consumir mais energia para manter sua temperatura em níveis fisiologicamente adequados.

Equipamentos: no inverno o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, o que reduz a visibilidade, portanto, se for treinar no início da manhã ou no final da tarde, utilize equipamentos de sinalização, itens refletivos, lanternas ou led piscante. Evite treinar ao ar livre sob neblina e/ou tempestades.

Cuidados com a pele: mesmo nos dias frios é indispensável utilizar protetor solar, utilize também hidratantes para evitar ressecamento da pele, bem como protetor labial.

Pós-treino ou prova: tome um banho quente e coloque roupas limpas imediatamente após o treino ou competição, se for demorar para fazer isso, pelo menos troque a roupa suada/molhada por uma seca e coloque agasalho. Também é importante se alimentar e se reidratar para garantir uma recuperação adequada.

Por fim, respeite os sinais do seu corpo, se sentir frio extremo interrompa o treino para evitar a hipotermia (redução drástica da temperatura corporal). No caso de dor ou desconforto persistentes também é recomendado interromper a atividade. Além dessas dicas, é imprescindível buscar orientação profissional para garantir uma prática esportiva saudável e eficaz.

Douglas Miranda é Doutor em Ciências do Esporte pela USP, Mestre em Biotecnologia pela UNESP, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR, profissional de Educação Física, treinador e atleta de endurance com 20 anos de experiência.

O Projeto Meu Doc é o Gestor da sua Saúde, com inovação no cuidado integral e integrado a partir do esporte como elemento central.  
Nossa missão é oferecer uma vida mais longa e saudável, ajustada às necessidades individuais de cada paciente.

Saiba mais em https://www.projetomeudoc.com/ ou https://wa.me/5517991602581


CATEGORIAS

CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS