PTO anuncia ranking de 2023

PTO anuncia ranking de 2023

A PTO divulgou o ranking final de 2023. Os 50 melhores triatletas terão direito a uma bonificação de U$2.000.000 dividido igualmente entre homens e mulheres. Os vencedores ganharão U$100.000 cada.

O ranking é formado pelos 3 melhores resultados nas últimas 52 semanas mas tem alguns detalhes. Explicamos tudo nessa matéria; https://www.mundotri.com.br/blog/post/como-funciona-o-ranking-da-pto

Masculino


Kristian Blummenfelt foi, pelo segundo ano, o atleta número 1.

Apesar de ter competido pouco em 2023, o norueguês performou muito nas 3 provas da PTO que participou (European Open, Asian Open e US Open), que tem peso maior no ranking. Ele conquistou a primeira vitória na PTO Tour na Ásia, foi vice em Ibiza e terceiro no US Open.

Em segundo lugar, o dinamarquês Magnus Ditlev subiu um degrau no ranking em relação a 2022. A vitória em Roth, com direito ao melhor tempo da história na distância full lhe rendeu bons pontos. Além disso, foi 3º colocado no IMWC em Nice e também 3º no PTO European.

O terceiro colocado foi Jason West. O estadunidense focou nas provas da PTO, assim como Blummenfelt, e foi vice no US Open, 3º na Ásia e 5º na Europa. Dentro do ranking por modalidade, ele é considerado o melhor corredor no triathlon do mundo.

O ranking completo está disponível neste link: https://stats.protriathletes.org/rankings/men

Brasileiros

O brasileiro melhor rankeado foi André Lopes, que terminou o ano na 111ª colocação.

Fernando Toldi terminou na 126ª posição e Reinaldo Colucci 163ª.

Feminino


Anne Haug repetiu o feito de 2022 e terminou o ano como a número 1 no mundo. A alemã venceu o PTO European Open e foi vice-campeã em Kona e também no Asian Open.

Em segundo lugar, a australiana Ashleigh Gentle subiu um degrau em relação a 2022. Uma das triatletas mais consistentes na meia distância, ela foi campeã no PTO Asian Open e foi vice em Ibiza e no US Open.

A terceira colocada foi Taylor Knibb. A estadunidense dedicou boa parte da temporada em busca da vaga olímpica (que deu certo) mas encaixou algumas provas de meia distância na temporada e fez sua estréia em Kona, mesmo sem treinar para a distância. Ela venceu o PTO US Open, foi novamente campeã mundial de 70.3 e 4ª no Havaí. 

O ranking completo está disponível neste link:https://stats.protriathletes.org/rankings/women

Brasileiras

Pamella Oliveira foi a brasileira melhor colocada, ficando na 64ª posição, bem próxima do TOP50.
Mari Andrade, que retornou ao triathlon em 2023 com um ano fantástico, ficou em 125ª do ranking. Bruna Stolf foi a terceira melhor brasileira, ficando na 182ª posição.

CATEGORIAS

CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS