E a base vem forte
31 de maio de 2021
Juraci Moreira foi um dos triatletas mais importantes do Brasil: participou de 3 olimpíadas, foi bronze pan-americano, pódio em Copa do Mundo, hexacampeão brasileiro, além de inúmeras vitórias em seus 20 anos como atleta profissional. Aposentou-se profissionalmente em 2014 mas sua história no triathlon estava longe de acabar.
Escolinha de triathlon mira na educação aliada ao esporte para formar campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi idealizada por Juraci e nasceu em maio de 2015 com a missão de formar novos talentos do esporte. Pioneiro no Brasil, o projeto deu a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Curitiba uma oportunidade ainda rara no Brasil: treinar em alto nível, com professores especializados e todos os equipamentos necessários para a prática da modalidade, como tênis e bicicleta.
De caráter educativo, o projeto quer transpor para as salas de aula valores importantes do triathlon, como disciplina, determinação, responsabilidade, respeito e trabalho em equipe. Assim, dá aos alunos todas as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos de sucesso.
"A escolinha de triathlon sempre foi um sonho! Hoje tenho a certeza de que posso contribuir para a formação de novos atletas. É uma retribuição de tudo o que o triathlon me proporcionou. Tive a felicidade de fazer da minha profissão o que começou como uma brincadeira de criança. Ir para a piscina, nadar com meu pai, andar de bicicleta e correr pelo parque eram atividades normais. Não tinha pretensão de me tornar um atleta olímpico! Conheci o triathlon e me apaixonei.”
Expansão: 13 núcleos no Brasil (e crescendo)
O primeiro núcleo da Escolinha de Triathlon foi o do Colégio da Polícia Militar do Paraná, por onde passam hoje mais de 80 alunos. Entre 2019 e 2020, o projeto se expandiu para outros seis núcleos, mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, CIC, Oswaldo Cruz, Boa Vista, Cajuru e Santa Felicidade. Em cada um deles, 40 crianças e adolescentes recebem aulas de triathlon, totalizando 240 alunos.
Ainda em 2020, a Escolinha chegou a outros Estados do Brasil. Abriu dois núcleos em São Paulo – Campinas e Itu, cada um com 40 alunos. E inaugurou outros dois núcleos no Ceará – Aquiraz e Caucaia, cada um atendendo 50 alunos. E, em maio deste ano, o projeto chegou a Joinville, em Santa Catarina, e Ceilândia, no Distrito Federal, cada núcleo com 40 alunos. Atualmente, o projeto ajuda mais de 500 crianças e adolescentes a se tornarem campeões no esporte e na vida!
Todas as atividades são realizadas de acordo com a grade escolar e faixa etária dos mais de 500 atletas mirins integrantes do projeto, num ambiente seguro para a prática esportiva. Os treinos desenvolvem ao máximo as habilidades físicas e cognitivas dos alunos, e ainda atuam como ferramenta de apoio à educação, trabalhando valores como disciplina, comprometimento e trabalho em equipe.
"Meu sonho é ter uma unidade da escolinha em cada Estado", completa Juraci.
Lei de incentivo ao esporte
Quando ainda era atleta profissional, Juraci conseguiu bons patrocínios através da lei de incentivo ao esporte.
Basicamente, a Lei permite que empresas utilizem 1% do imposto devido para patrocínios ou doações esportivas.
Com a aposentadoria, Juraci continuou montando projetos utilizando a lei, mas desta vez direcionados para algumas unidades da Escolinha que contam hoje com patrocinadores como Volvo, Electrolux, SulAmérica, Grupo Astra, Rede Condor, Aeris Energy, Banco Safra, Thales, ABL Antibióticos, Castelo Alimentos, Componente Holding, entre outros.
Isso permitiu que o projeto não dependesse apenas de doações, o que possibilitou, também, investimentos melhores em equipamentos, materiais e corpo técnico, além de permitir um planejamento de longo prazo para o projeto.
Alto rendimento
Como "efeito colateral", o projeto descobriu alguns dos grandes talentos da nova geração do esporte, caso de Gabrielle Lemes, campeã sul-americana júnior de triathlon em 2018. Matheus Martinhaki foi outro nome que também passou pelo projeto.
Esse "problema" do tipo bom acabou gerando um segundo projeto, o da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, que escolheu 8 atletas provenientes das unidades da Escolinha para se desenvolverem como atletas de alto rendimento, um sonho pessoal de Juraci.
Que venham mais unidades da escolinha e mais nada-pedala-corre para todos.
Conheça mais sobre o projeto no link http://escolinhadetriathlon.com/
Últimas noticias
- Race Preview - IM Texas com grandes nomes e outras 4 provas com a elite
- MT Cast #201 - Gabriela Angheben
- Performance S.A. Ep 22 - Ivan Martinho (Presidente WSL Latin America)
- MT Cast #200 - Roberto Lemos
- MT Cast #199 - Especial IM 70.3 Brasília
- Race Preview - 70.3 Oceanside e T100 são os destaques da semana
- MT Cast #198 - Hadson Caldas
- Race Preview: IM África do Sul com grandes nomes
- Mulheres que fazem tudo: como encontrar equilíbrio e preservar a saúde
- MT Cast#197 - O trabalho de base no triathlon
CATEGORIAS
CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS