Cameron Brown: uma vida dedicada ao esporte
10 de março de 2023

Por Beto Nitrini
Quando eu comecei no Triathlon há alguns anos os grandes nomes do Triathlon mundial eram os BIG FOUR (Mark Allen, Dave Scott, Scott Tinley e Scott Molina) no Ironman (Greg Bennett, Simon Whitfield, Simon Lessing, Peter Robertson) no Triathlon olímpico (que ainda não era olímpico). Aqui no Brasil Macedo, Manzan, Barcellos e Galindez dominavam a cena.
As informações sobre as provas do exterior vinham através da Revista Triathlete Magazine que comprávamos na Livraria Saraiva quase pelo preço de um rim, ou quando alguém trazia de fora junto com os VHS das provas de Kona.
Nessa época conheci também Cameron Brown, que havia sido vice campeão de Kona em 2001 e terceiro colocado em 2002. Pois é, há 21 anos ele já estava competindo como profissional e o que mais me chamou atenção além da sua incrível técnica de corrida, era a consistência de resultados, principalmente nas suas provas locais IM e 70.3 Nova Zelândia.
Nascido em Auckland, Nova Zelândia em 20 de junho de 1972, Cameron Temple Brown, se aventurou em diversos esportes (Rugby, tênis, badmington, futebol, tênis de mesa e corrida) mas após assistir do Tour de France 1986 começou a ir para escola de bicicleta fazendo um “time trial” por dia, cronometrando e tentando melhorar seu tempo. Mas foi quando se mudou de escola e conheceu Patsy Lambert, um professor que tentava levar crianças para o Triathlon, que começou a se interessar pelo esporte.
Foi com ele que Cameron assistiu o IMNZ 1987 e pensou que talvez um dia pudesse fazer essa prova... Obs: Patsy ainda o liga toda manhã pré prova para desejar boa sorte.
Naquele mesmo ano, a Nova Zelândia tinha Erin Baker e Rick Wells que haviam conquistado o World Triathlon Championship em Perth, Austrália. E ver seus ídolos de perto nas provas também serviu de estímulo para um garoto de 15 anos.
O começo no Triathlon foi o tradicional para a época, provas curtas, sprint e olímpico até se destacar (foi vice-campeão junior ITU WORLD CHAMPIONSHIP) e decidir se profissionalizar em 1990. Correndo provas curtas tentou, em vão, classificar-se para as olimpíadas de Sidney 2000. Mas nunca sentiu que seu forte era a velocidade, decidiu dedicar-se às provas longas.
Participou do primeiro Ironman Nova Zelândia em 1997, conquistando a prova pela primeira vez em 2001. Feito que repetiu por mais 11 vezes (2002, 04, 05, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 15 e 16). A última vez aos 44 anos!
Não existe na história do Triathlon alguém tão consistente, tão dominante e tão longevo quanto Cameron Brown nas provas da Nova Zelândia.
Entre suas principais conquistas ainda se destacam: 10 vezes campeão do 70.3 Nova Zelândia; 2 x Vice-campeão Mundial IMWC KONA 2001-2005; 2 x Terceiro colocado IMWC KONA 2002-2003.
Aos 50 anos, Cameron Brown ainda compete como profissional. Com uma técnica de corrida privilegiada (na minha opinião uma das mais perfeitas corridas juntamente com Craig Alexander) muito respeito e cuidado com o corpo, competiu em mais de 70 Ironmans e apenas no Ironman Nova Zelândia largou e completou 25 vezes.
No último sábado, completou pela última vez, como profissional, o Ironman Nova Zelândia na sétima posição geral com 8:42 e deve continuar correndo como amador em provas de seu “Bucket List”.
Mas como ele mesmo disse, “eu já me aposentei 10 vezes” então aguardemos. Quem sabe ele não vem correr no Brasil...
Uma das frases que eu mais gosto do Cameron Brown, ele disse no podcast do Greg Bennett; “quando eu tinha 20 anos e sentia que o treino estava difícil eu mordia os dentes e ia até o final, hoje em dia quando sinto que está difícil, reduzo, vou pra casa durmo e tento no dia seguinte”.
Um grande exemplo de paixão pelo Triathlon e acima de tudo muita dedicação! Cam Brown é uma LENDA DO TRIATHLON, uma referência e um grande ídolo não só para os atletas “semi novos” da minha categoria, mas para todos que amam esse esporte!
Últimas noticias
- Race Preview - IM Texas com grandes nomes e outras 4 provas com a elite
- MT Cast #201 - Gabriela Angheben
- Performance S.A. Ep 22 - Ivan Martinho (Presidente WSL Latin America)
- MT Cast #200 - Roberto Lemos
- MT Cast #199 - Especial IM 70.3 Brasília
- Race Preview - 70.3 Oceanside e T100 são os destaques da semana
- MT Cast #198 - Hadson Caldas
- Race Preview: IM África do Sul com grandes nomes
- Mulheres que fazem tudo: como encontrar equilíbrio e preservar a saúde
- MT Cast#197 - O trabalho de base no triathlon
CATEGORIAS
CONFIRA NOSSOS ARTIGOS POR CATEGORIAS