Retrospectiva 2021 | Parte 1

Retrospectiva 2021 | Parte 1
Depois de um 2020 bem atípico por conta da pandemia, felizmente em 2021 testemunhamos a retomada de momentos que só as competições são capazes de trazer à tona. E bem mais que isso: esse ano foi sensacional por vários motivos. Justamente por isso, preparamos uma série especial de retrospectiva. Siga lendo para conferir a primeira parte, e reviva conosco algumas lembranças dos últimos 12 meses.
  • Super League Arena Games 
\n
Zwemcentrum Swimming Centre, Rotterdam 23 August 2020. Pro Male Athletes stage 1,2 and 3 of Superlegaue Arena Games on 23rd August 2020.
Photo: That Cameraman/Darren Wheeler/Superleague triathlon
\n
O Super League Triathlon acertou em cheio com esse evento como uma alternativa ao cancelamento / adiamento de provas na época da pandemia. E no começo de 2021 esse foi um formato que voltou com tudo, com duas etapas: uma em Londres no fim de março e outra em Roterdã em meados de abril.
No masculino, Marten Van Riel saiu vitorioso das duas provas, e entre as mulheres Beth Potter garantiu o título da série com uma vitória em Londres e um vice em Roterdã.
  • Lançamento do MT Cast
No começo de março de 2021 lançamos o MT Cast, o podcast do Mundo Tri. De lá para cá, foram mais de 40 convidado(a)s, com uma característica em comum: são relevantes para o triathlon, no Brasil e no mundo. A lista com todos os episódios você encontra aqui.
  • Ótimos resultados de brasileiros logo no começo do ano
Retomada das provas no cenário internacional também significou a volta dos brasileiros em ação em fields disputadíssimos. E já em abril dois brasileiros tiveram belíssimos resultados: Pâmella Oliveira em 6º no IM 70.3 Texas e Santiago Ascenço em 7º no IM 70.3 Flórida.
  • Frodeno supera Lange no Challenge Gran Canária
No dia 24 de abril um duelo de alemães recém coroados em Kona deu o que falar. A prova de meia distância foi vencida por Frodeno, enquanto Lange perdeu seu lugar no pódio nos últimos quilômetros da corrida. No feminino, vitória da suíça Nicola Spirig. Outra curiosidade interessante: o Challenge Gran Canária praticamente marcou a volta do calendário europeu de provas de triathlon com presença de profissionais.
  • Sanders e Sam Long no IM 70.3 St. George
Falando em duelo, o do canadense Lionel Sanders contra o estadunidense Sam Long valendo o lugar mais alto do pódio no IM 70.3 St. George com certeza foi um dos melhores do ano. No fim das contas, Sanders levou a melhor, assumindo a dianteira nos quilômetros finais para levantar a faixa antes que Sam Long. No feminino, Daniela Ryf venceu a prova.
  • Brasil conquista prata e bronze em etapa do mundial de paratriathlon
Yokohama foi palco da primeira etapa da temporada da World Triathlon Championship Series (WTCS) e da World Triathlon Para Series (WTPS). E os brasileiros marcaram presença no pódio, com Jéssica Messali e Ronan Cordeiro. Ela ficou com a prata na categoria PTWC e ele com o bronze na categoria PTS5.
  • Seletiva Collins Cup em Brasília com transmissão ao vivo
Dia 13 de junho entrou para a história do triathlon nacional. Brasília foi sede de uma das seletivas para a Collins Cup, o evento do ano da PTO (falaremos sobre ele na próxima parte da retrospectiva). A prova foi disputada nas distâncias 1,5km natação + 60km ciclismo + 15km corrida, e no total distribuiu 15k dólares em premiação.
A grande novidade é que a prova foi transmitida ao vivo pelo canal do Mundo Tri no YouTube, de forma gratuita para os fãs de triathlon no mundo todo. Se você perdeu e quer rever todos os detalhes, incluindo os campeões Reinaldo Colucci e Pâmella Oliveira levantando a faixa, é só conferir aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=FQ14n_tmoyk&t=15s

  • Dobradinha do Brasil em Huatulco, com Messias e Hidalgo
Válida como etapa da Copa do Mundo de Triathlon, a prova de Huatulco (México) teve um desfecho bem especial. Miguel Hidalgo e Manoel Messias compartilharam o pódio. Manoel chegou em 2º, e Miguel alguns segundos atrás, em 3º. Momento importante para o triathlon brasileiro, que certamente merece destaque nessa retrospectiva.