Nutrição para o treinamento indoor

Nutrição para o treinamento indoor

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global, diante desse cenário muitos atletas estão realizando os treinos indoor. O cuidado com alimentação e a imunidade são fatores fundamentais para manutenção da saúde do atleta. Um sistema imunológico enfraquecido pode permitir uma progressão mais rápida da infecção viral. Qualquer indivíduo, sendo saudável ou não, deve cuidar do seu sistema imunológico Até o momento não temos estudos científicos sobre o efeito dos alimentos na infecção por coronavírus, mas alguns nutrientes podem ajudar no suporte à nossa imunidade. Aumente o consumo de água ao dia, introduza própolis no dia a dia, gengibre, cúrcuma, frutas vermelhas e chás. Consuma fontes de Vitamina C como acerola, limão, laranja e folhas verdes escuras. Modere no álcool, durma melhor e se possível se exponha ao sol.  Sou atleta e estou treinando indoor, como devo me alimentar? O que pode ser meu pré treino? Posso comer intra treino? E após, o que comer? Quando falamos em treinamento, essas perguntas sobre alimentação estão sempre presentes e a resposta poderá variar de acordo com o objeto, intensidade e o volume de treino que será realizado. Um treinamento indoor, muitas vezes pode acarretar maior desgaste físico e mental quando comparados ao treinamento outdoor. Neste momento procure priorizar a sua saúde. Evite treinos onde o desgaste será muito grande, pois pode afetar a imunidade que tanto devemos preservar. A alimentação deve ser sempre equilibrada para cada modalidade, intensidade e volume de treinamento. Será muito importante alinhar com seu treinador qual será seu estilo de treino indoor e qual objetivo no momento, para que você acerte no seu pré, intra e pós treinos.

PRÉ-TREINO

A maioria das pessoas que estão de home office não estão com horário fixo para seus treinos, portanto muito importante consumir cerca de 30 minutos a 1 hora de antecedência, programe-se! Recomenda-se o uso de um carboidrato de absorção rápida para média, antes da atividade, geralmente frutas e cereais ou pastas oleaginosas, pães com geleia de frutas ou sucos com castanhas.

INTRA-TREINO

O consumo intra-treino está relacionado ao volume, para treinos com a duração acima de 90 minutos de atividade, recomenda-se 20 a 30g de carboidrato a cada 40 a 45 minutos de exercício acompanhado de hidratação para facilitar a absorção. Geralmente em forma de gel, gomas de carboidratos ou até mesmo uma banana, pois treino indoor fica mais fácil o consumo de frutas in natura. A hidratação é extremamente importante no indoor, pois há uma perda significativa de água e eletrólitos, a reposição pode ser realizada através da água ou repositores hidroeletrolíticos. Para treinos de curta duração, até 1 hora, não há necessidade de reposição através de hidroeletrolíticos.

PÓS-TREINO

Fique atento aos horários e as refeições do dia. Durante o período da quarentena em casa, prefira alimentos mais naturais. Evite o consumo em excesso de suplementos, que tenha muito corante, conservantes, adoçante e produtos químicos. Recomenda-se consumir carboidratos e proteínas para a síntese de glicogênio e melhora da recuperação muscular. Mantenha hidratado, utilizando água ou água de coco natural. A alimentação é um fator fundamental para suprir a demanda imposta pelo exercício seja ele fora ou dentro de casa! Importante ressaltar a importância do profissional nutricionista, que irá te ajudar a adaptar sua alimentação na sua individualidade bioquímica, objetivos e treinos. Dessa forma, você será bem orientado e obterá melhores resultados! Bons treinos! Cíntia Reis, nutricionista especialista em nutrição esportiva e triatleta.Dúvidas sobre Nutrição? Entre em contato: cintia@cintiareis.com.brInstagram: @cintiareisnutriAcompanhe em nosso Instagram @mundotrilive treinos, lives, e muito mais durante durante a quarentena!