Mudando vidas por meio do esporte

Mudando vidas por meio do esporte
Há algumas semanas um vídeo de uma criança correndo descalça em um pace alucinante e uma mecânica de corrida de dar inveja aos melhores velocistas do mundo viralizou no instagram. Por unanimidade, todos ficaram (ou melhor, ficamos) impressionados. E o que nos deixou boquiabertos foi na verdade uma junção de vários fatores: tão pouca idade / estrutura de apoio para tamanha velocidade e vontade de correr. De correr bonito, com alegria estampada no rosto e nas pernas.
Aquele vídeo poderia ser facilmente uma definição de amor ao esporte. A princípio e de bate-pronto, amor ao esporte por parte da criança que aparecia correndo e cativou muita gente. Mas, em um segundo momento, descobrimos que este amor ao esporte vinha também de outra pessoa que não aparecia nos vídeos, e que ao mesmo tempo orquestrava tudo nos bastidores: Maicon Chagas.
Maicon Chagas é cabelereiro de profissão. Viveu uma infância humilde em Poções (BA), e após descobrir sua vocação, foi atrás de seu primeiro sonho: comandar o próprio salão e dar cursos profissionalizantes para quem também desejava dominar a mesma arte de cortar cabelos e entender mais sobre colorimetria capilar - uma das especialidades de Maicon.
Mas outro grande projeto na vida de Maicon começou em 2008. É o Centro Cultural e Desportivo, que desenvolve trabalhos sociais na cidade de Poções. Ele lidera trabalhos voluntários com crianças e adolescentes, tanto com capoeira quanto com atletismo. E é daí que vieram os vídeos que falamos no começo do texto. O projeto acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, com idades que variam entre 7 e 17 anos, e busca por meio do esporte mudar a vida dessas pessoas.
Em um bate papo com Maicon a primeira pergunta que fizemos foi 'qual seu grande sonho?'. Sua resposta foi categórica: 'meu grande sonho é ter um centro de treinamento próprio, com toda a infraestrutura para que possamos oferecer o melhor para os atletas. Eu também queria levar essa ideia para mais lugares. Em cidades vizinhas, por exemplo, as crianças não sabem o que é atletismo. Com mais apoio a gente pode espalhar o projeto e contemplar um número cada vez maior de jovens'.
Maicon nos contou também que desde que os vídeos viralizaram nas redes sociais os apoios e doações aumentaram exponencialmente. Mas que ainda assim precisam de muita ajuda para suprir as dificuldades financeiras que a comunidade enfrenta.
Por isso, nós do Mundo Tri faremos uma ação em breve (todos os detalhes serão divulgados em nosso Instagram) para direcionar recursos para a iniciativa encabeçada por Maicon. Além disso, fazemos questão de apresentar o Instagram do projeto. E torcemos bastante para que mais iniciativas como essa se perpetuem Brasil afora. Afinal, precisamos de gente que vá em busca de seus próprios sonhos, e façam deles a extensão de sonhos de outras pessoas também, como Maicon fez. Vida longa e próspera ao Centro Cultural e Desportivo!