Ensinando o atleta a lidar com a pressão

Por Carla Di Pierro O esporte de alto rendimento, tem no nome seu objetivo principal: rendimento. O atleta e sua equipe precisam render vitórias, quebra de recordes, emoção para sua torcida e visibilidade para seu patrocinador. E, a performance do atleta, é a única capaz de realizar tudo isso. Resultados As cobranças pelo resultado são muitas e vêm de diferentes fontes. Desde o treinador, a torcida, o clube, os dirigentes, o patrocinador até a família. Mas, muitas vezes, a maior cobrança vem do próprio atleta, que deseja com todas as forças ser o melhor, que persegue obsessivamente o acerto e a perfeição, doando sua juventude para isto. Sim, os atletas são jovens e, na maioria das vezes, começam crianças. Já na adolescência estão completamente envolvidos nas rotinas de treinos, alimentação regrada e sono contado. Viajam, mas para competir e relaxam num único day off que, às vezes, acontece mensalmente. Mas, geralmente, descanso mesmo é nas férias (uma semana no ano está bom?!) antes da pré- temporada, momento que inicia a preparação para mais um ano em busca por resultados melhores. Investimentos e dedicação Após investir toda a adolescência, fase de transição da vida, para preparar a criança para enfrentar as responsabilidades da vida adulta, o atleta chega na categoria profissional. É quando a cobrança aumenta e ele deve estar preparado para enfrentar qualquer adversário, obstáculo ou pressão de onde vier, certo? Sim e não, eu explico. Sim, porque o atleta profissional deve ter a habilidade de lidar com pressão, esta habilidade é determinante para que ele coloque em prática sua técnica no momento da competição, para equilibrar seus ânimos quando é exigido ou em momentos de desafio e, também, para lidar com a dor e cansaço da dura rotina de treinamento. E, não, porque apesar de ser exigido como alguém que deve estar preparado para tudo, o atleta não é uma máquina de resultados. É uma pessoa com uma história e que dedicou boa parte dela ao esporte. Resultados de Alta Performance A maioria das pessoas desconhece a rotina do atleta de alto rendimento, uma vez que o que é divulgado ao público são algumas das consequências da alta performance: fama, vitória e sucesso. Por trás destes resultados há também fracassos, tentativas e erros e, um processo longo desde a infância ou adolescência quando escolheu uma modalidade esportiva. É a partir desta escolha pela vida de atleta que a criança e o adolescente trilham um caminho diferente dos colegas. Uma vida restrita aos treinos e ao ambiente da modalidade, abdicando de uma vida social “normal”. Para qualquer pessoa desenvolver habilidades, é necessário treino, e isto é uma das coisas que difere as pessoas "comuns" de atletas. Além do que chamam de talento, os atletas precisam treinar intensamente e, por isto, iniciam cedo. O treino físico desenvolve as habilidades físicas e o treino técnico as habilidades técnicas. Mas, o que desenvolve a habilidade de enfrentar pressão? E de solucionar problemas? Lidando com a pressão Para enfrentar a pressão precisamos lidar com sentimentos e emoções que ela provoca. Pensar, raciocinar e decidir como enfrentá-la e isto, também precisa de treino. A resolução de um problema não se dá apenas pelo pensamento ou raciocínio interno, ela é um processo e ocorre a partir de uma aprendizagem. Aquilo que aprendo em uma situação anterior posso usar, em parte, para resolver um novo problema. Sendo assim a resolução de problemas não é interna e nem aleatória, ela depende de uma história de aprendizado do atleta, ninguém neste caso pode fazer por ele. Muitas vezes focados nos treinos físico, técnico e tático, o atleta pouco desenvolve e pratica suas habilidades psicológicas e sociais. Ele tem pouco tempo para gastar com este aprendizado que só acontece quando ele se expõe nas relações com o mundo, quando precisa decidir, opinar, quando precisa se relacionar e olhar para si mesmo. Pra que gastar tempo com isso se ele pode treinar? Porque observar sensações, sentimentos e saber o que fazer com eles, é treinar auto-conhecimento, é algo para a vida. Quanto mais o atleta se conhece mais sabe seus objetivos e como alcançá-los, mesmo que isto custe abdicar de algumas coisas. E treinar como resolver problemas é ganhar autonomia emocional, é ter liberdade de escolha, ter opinião e força para tomar decisões e enfrentar a cobrança venha de onde vier. Esta não é uma lição de casa apenas para os atletas, mas para todos envolvidos com o esporte que acompanham atletas no dia-a-dia e o ajudam na construção desta história. São estas pessoas envolvidas no desenvolvimento do atleta, os pais, técnicos e profissionais do esporte, os maiores facilitadores desta aprendizagem, mas para que aconteça precisam estar abertos a ela. Carla Di Pierro é formada em psicologia pela PUC-SP e se especializou em psicologia do esporte pelo Instituo Sedes Sapientiae.  É psicóloga do COB, da CBT (Tênis) e da CBG (Ginástica) e triatleta amadora.